Ômega 3

Ômega 3.

 

Muitas dietas para emagrecer sugerem uma redução drástica no consumo de gorduras, mas se há um tipo de nutriente que não pode faltar no seu cardápio são exatamente os ácidos graxos essenciais do tipo ômega 3.

 
 

Embora nosso corpo seja capaz de sintetizar quase todos os tipos de gordura de que necessitamos, alguns deles não podem ser produzidos pelo organismo e devem ser obtidos através da alimentação – daí a denominação de “essenciais”.

Encontrado em alguns peixes, nozes e sementes, há diversos benefícios ômega 3 para a nossa saúde e boa forma, pois ele desempenha uma série de funções importantes para o metabolismo, e uma deficiência destes nutrientes pode causar desde fadiga e dificuldade de concentração até mesmo uma desaceleração do metabolismo.

 

O que é o ômega 3 ?

Os ácidos graxos ômega 3 são um tipo de gordura insaturada com ligações duplas na cadeia de hidrocarbonetos, e são tidos como o único tipo de gordura que o organismo humano não consegue sintetizar.

Por esse motivo, são considerados essenciais e devem estar presentes no cardápio regularmente a fim de evitar uma deficiência do nutriente.

 
 

Tipos de Ômega 3

Existem três tipos de ácidos graxos do tipo ômega 3:

  • Ácido alfa- linolênico (ALA): encontrado principalmente em óleos vegetais, nozes e nas sementes de linhaça, é o tipo de ácido graxo mais comum na alimentação brasileira;
  • Ácido eicosapentaenoico (EPA): obtido a partir do consumo de peixes (como o salmão) e leite;
  • Ácido docosa-hexaenoico (DHA): assim como o EPA, é também encontrado no óleo dos peixes, sendo conhecido como “ômega 3 marinho”.

A maior parte dos benefícios do ômega 3 está associada ao EPA e ao DHA, e não ao ácido alfa-linolênico, que é de origem vegetal. Como o corpo é capaz de converter o ALA em EPA e DHA apenas em pequena proporção, o ideal é priorizar o consumo de ômega 3 de origem animal.

 

O ômega 3 é parte fundamental das membranas celulares, e pode interferir no mecanismo de sinalização presente em cada célula (receptor). Ou seja, o ácido graxo afeta a função dos receptores que se encontram na parte externa das células.

 

Para Que Serve

Assim, são responsáveis diretos pela produção de hormônios que controlam a contração e o relaxamento das paredes de cada artéria. Estes hormônios atuam ainda nos processos metabólicos relacionados à coagulação e a alguns processos inflamatórios.

 

Propriedades

 

De maneira simplificada, podemos afirmar que as principais propriedades do ômega 3 são:

 
  • Formação da retina ocular;
  • Síntese de hormônios;
  • Funcionamento adequado do sistema imunológico;
  • Formação das membranas celulares;
  • Combate às inflamações;
  • Manutenção da saúde da pele;
  • Composição da bainha de mielina dos neurônios;
  • Redução da pressão arterial;
  • Atuação na comunicação química entre as células nervosas.


 

Ômega 3 da nutri-ômega.

Ômega 3 com alto teor de ômega 3, com antioxidante, matéria prima importada do Canadá, as cápsulas não congelam, livre de metais pesados, qualidade garantida ou seu dinheiro de volta.